PREFEITOS DA AMUFRON APROVAM IMPLANTAÇÃO DE CINCO NOVOS LEITOS DE UTI PARA ATENDIMENTO AO COVID-19 NO DOM BOSCO

Na manhã de segunda-feira, dia 29 de junho, os prefeitos da AMUFRON, atendendo a convocação do Presidente e Prefeito de Boa Vista do Buricá Vilmar Horbach reuniram-se em videoconferência para tratar da ampliação de Leitos de UTI para o atendimento a pacientes da COVID-19.

Participaram da videoconferência, os prefeitos ou Vice-prefeitos dos Municípios de: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Candido Godoi, Dr. Maurício Cardoso, Independência, Nova Candelária, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi, além de alguns secretários de Saúde, Assessor Jurídico do COFRON e equipe da AMUFRON.

O Presidente da AMUFRON ressaltou a importância do cumprimento das recomendações do Protocolo Regional, emitidas através de nota técnica da AMUFRON, consideradas fundamentais para o combate a Covid-19.

Conforme colocado pelo Presidente da AMUFRON, existem muitas preocupações em torno da pandemia, porém a mais significativa diz respeito à disponibilidade de leitos de UTI para atendimento da região.

Nesse sentido foi aprovado pelos prefeitos da Região da Fronteira Noroeste a proposta de implantação de cinco novos leitos de UTI para a Central de Atendimento ao Covid-19, no Dom Bosco, que serão financiados pelos Municípios da AMUFRON, através do COFRON- Consórcio Regional Fronteira Noroeste, FUMSSAR e pela Empresa ALIBEM.

Durante a reunião também foi decidido que a Prefeitura de Santa Rosa irá financiar um leito, sendo que o Frigorífico Alibem contribuirá com R$ 20 mil e o restante será repassado pelos 21 municípios da Região Noroeste. Ao todo serão investidos R$ 150 mil, pois cada leito custa em média R$ 30 mil.

No momento mais de 80% dos leitos de UTI disponíveis para a Região estão ocupados. Com esta ação, o Hospital contará com 15 leitos de UTI para socorrer pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus.