GRUPO ATUARTE É SELECIONADO PARA FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO EM SÃO PAULO

Os jovens atores do Grupo Teatral Atuarte de Boa Vista do Buricá irão representar o município de Boa Vista do Buricá e o Estado do Rio Grande do Sul no 21º FESTIL, Festival Nacional de Teatro Estudantil na cidade de Pindamonhangaba/São Paulo.

O Festival que é o 2º maior a nível nacional será realizado no período de 29 de Agosto a 9 de setembro de 2018, sendo a apresentação do Grupo ATUARTE entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro no Teatro Galpão, sede do evento.

Entre 60 projetos de todo o Brasil, o Grupo que é dirigido desde 2014 pela atriz Simone Roppa Costa alcançou o feito inédito de conseguir dois espetáculos indicados. A trupe irá levar para São Paulo as peças “Cinderela – O Sonho Acontece”, na categoria infantil e “Mistérios da Meia Noite” na categoria adulto.

O ATUARTE é resultado da Oficina Municipal de Teatro oferecida de forma totalmente gratuita pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (SCUDELT). Neste ano, cerca de 30 alunos de 06 a 25 anos de idade, participam dos ensaios que são realizados semanalmente.

Além de oportunizar as aulas gratuitamente, a SCUDELT também disponibiliza toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos espetáculos, bem como recursos para a criação dos figurinos e cenário.

Porém, para arcar com as despesas da viagem, o Grupo está buscando patrocínio no comércio local, onde também arrecadou prêmios para as rifas que serão destinadas para pagamento de transporte. Durante sua estadia em São Paulo, o Grupo não terá despesas com alojamento, sendo estas oferecidas de forma gratuita pela organização do 21º FESTIL.

Conforme relatado pela Secretária de Cultura Débora Thomaz a participação do Grupo neste Festival foi uma decisão conjunta e que ganhou total apoio dos pais. “É uma decisão que requer muita responsabilidade, por isso o apoio dos pais foi indispensável, muitos deles já estão se organizando para acompanhar o grupo e auxiliar na organização o que irá garantir também que as crianças e as outras famílias se sintam mais seguras e amparadas”, reforçou.

Para a Professora Simone Roppa a participação do Grupo no Festival é uma oportunidade única, que além de proporcionar a troca de experiências e o intercâmbio cultural com grupos de todo o Brasil, vai somar muito na bagagem cultural dos integrantes. “Acreditamos no potencial dos nossos talentos e temos certeza de que o Grupo ATUARTE irá representar muito bem o Município de Boa Vista do Buricá e o nosso Estado”, acrescenta.

ESTREIA EM BOA VISTA DO BURICÁ
A estreia do Grupo ATUARTE em Boa Vista do Buricá será no dia 17 de agosto com local ainda a ser definido. Na ocasião o elenco estará apresentando ao público a peça “Cinderela – O Sonho Acontece”, uma história de amor e magia, que como diversos outros contos de fada, traz uma reflexão a cerca de valores como: educação, bondade, resiliência, igualdade e amor.
Os ingressos para o evento estarão disponíveis com os integrantes do Grupo e também na SCUDELT junto a Prefeitura Municipal.