BOA VISTA DO BURICÁ GARANTE RECURSOS DA CONSULTA POPULAR

A Consulta Popular 2018/2019 teve recorde de votação. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão computou 795 mil votos em todo o Estado durante os quatro dias de pleito, o maior número registrado em quatro anos. Ao todo, foram escolhidos 111 projetos, todos previamente definidos em assembleias, como prioritários pela população nas 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que representam os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Boa Vista do Buricá integra a região do Corede Fronteira Noroeste, que neste ano atingiu 40 mil pessoas no processo de Consulta Popular nos 20 municípios de abrangência, a 5ª maior votação entre os 28 Coredes do Estado.

Em Boa Vista do Buricá, dos 5.341 eleitores, 1.544 participaram do processo, o que significa 28,91% do total da população.
Os projetos votados com prioridade no município foram: Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, com 880 votos; Apoio a Cadeia Produtiva do leite e da pecuária de Corte com 350 votos e Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança, com 206 votos.

Na saúde, a Associação Hospitalar Boa Vista será contemplada com R$ 58.014,26, já a Agricultura receberá R$ 62.493,97 e a Segurança Pública receberá R$ 7.500,00, sendo R$ 3.000,00 para a aquisição de 2 coletes balísticos para a Brigada Militar e R$ 4.500,00 para aquisição de 1 computador para a Polícia Civil.

O COMUDE de Boa Vista do Buricá agradece de forma muito especial a todos os voluntários e voluntárias que se engajaram na coleta de votos tanto na cidade como no interior, bem como as entidades que se mobilizaram, pois com a união de todos foi possível conseguir estes recursos que serão investidos em melhorias para toda a comunidade boavistense.

HISTÓRICO
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da comunidade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).