Ivagaci

  • Publicado em: 23/07/2019 às 08:30   |   Imprimir

A antiga comunidade de Santa Teresinha, foi o 11º Distrito de Palmeira das Missões, criado em 1933, pelo Intendente Cel. Walzomiro Dutra. Sua área abrangia o município de Crissiumal, fazendo divisa no Lajeado Grande e parte do atual município de Humaitá. 

Seu primeiro Sub-Prefeito foi Domingos Amaral. Nesta época também foi criado o Cartório Distrital. Quase no final da 2ª. Guerra Mundial, a 3 de dezembro de 1944, por Decreto do Presidente Getúlio Vargas, sendo então Governador o Cel. Cordeiro de Farias, o nome da localidade passou a ser Ivagaci. 

IVAGACI, origina-se do Tupi-guarani e significa, literalmente, Mãe de Deus. Em 1948, por Decreto do Governador Ernesto Dorneles, passou a pertencer ao Município de Três Passos, em 1954 a Três de Maio e, finalmente, em 1963 para Boa Vista do Buricá. 

Em 1932, Pe. Sebastião Rademacker, enviado pelo Bispo de Santa Maria Dom Antônio Reis, veio até a Vila de Santa Teresinha, donde mudou-se entre 1935 e 1936, para Boa Vista do Buricá. 

Hoje a comunidade de Vila Ivagaci, é a maior do interior do município. Apenas dois quilômetros a separam da sede do município, por uma rodovia asfaltada. Isto faz com que seja um lugar muito bom para morar. Sua população, na grande maioria de origem germânica, mas algumas famílias de origem italiana moram nesta localidade. 

No início da colonização vários italianos vieram das regiões serranas do Rio Grande do Sul e se estabeleceram em Ivagaci. Eram os Atuatti, Campana, Miotti, Pianta, Locatelli, entre outros. Muitos filhos dos primeiros moradores, hoje, já casaram com pessoas de outras origens. Na década de 70 era comum ouvir-se os "nonos" jogando "mora" e, a língua italiana era falada muito nos bares, festas e encontros sociais. 

Vila Ivagaci tem um Centro Comunitário, local de lazer da comunidade. Bailes, festas, casamentos e jogos, como: Bolão, baralho, sinuca e bochas são praticados neste local. Em 2004 foi inaugurado um amplo Ginásio de Esportes edificado na praça da vila, que serve para encontros esportivos e realização de festas. A capela Santa Teresinha, construída há alguns anos, o lugar onde semanalmente a comunidade se reúne para missas e cultos. Em 1971, foi inaugurado o Orfanato Lar Bom Pastor de Ivagaci, que abriga crianças em situação de vulnerabilidade social.

 

(Atualizado em julho de 2019)

 


Anexos

Nome do Arquivo
  Ivagaci (JPG)