Linha Alpargatas

  • Publicado em: 23/07/2019 às 08:31   |   Imprimir

Esta pequena comunidade, antigamente denominada, Linha Walzomiro Dutra, por onde passa um riacho que leva o nome de Alpargatas, é em sua grande maioria agrícola. Agricultores minifundiários produzem milho, soja, leite e dedicam-se a engorda de suínos.

O solo, parte pedregoso e irregular, contrasta com as várzeas do Rio Buricá, que margeia grande parte de sua área. São terras férteis, mas a mecanização se torna difícil, a não ser em pequenas áreas. Mesmo assim, é possível viver bem, produzindo vários tipos de produtos agrícolas. 

Por várias décadas, o solo argiloso das baixadas por onde passa o Lajeado Alpargatas, foi usado na fabricação de tijolos. Hoje esta indústria não existe mais. Este solo que, predomina nas partes mais baixas, favorece, por reter mais umidade, as plantações de pastagens, o que torna o gado leiteiro uma fonte importante de renda para o agricultor desta comunidade. 

Em épocas de cheias, o Rio Buricá, represa o Riacho Alpargatas, inundando grande parte das propriedades ribeirinhas. 

A população, em sua grande maioria, católica, tem como padroeira da Capela, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Salão Comunitário é o único local de encontro nos finais de semana e feriados para jogos de bocha, baralho e outros. O futebol é muito bem representado pelo Esporte Clube Gaúcho, cujo campo fica ao lado do Salão Comunitário.

 
(Atualizado em julho de 2019)