Linha Almeida

  • Publicado em: 23/07/2019 às 08:30   |   Imprimir

Esta comunidade situada na parte nordeste do Município, tem na agricultura sua base de sustentação. A produção de cereais, como: milho, soja, trigo é significante. Além disto a bacia leiteira representa uma fonte importante de renda mensal, onde os animais de genética melhorada através da inseminação artificial, pastam nas pastagens localizadas em terras férteis, divididas em piquetes. 

O sistema de parceria com empresas e frigoríficos, faz com que muitos produtores tenham pocilgas para a engorda de suínos. Outros, pelo mesmo sistema, criam leitões, os quais são distribuídos na região e fora desta. 

O nome "Almeida", oriundo do riacho que nasce na comunidade e desemboca no Rio Buricá, certamente deve-se aos primeiros nativos, moradores da comunidade na época da colonização. Alguns destes ainda vivem nas proximidades, num local denominado "Campina", pertencente ao município de Nova Candelária. Muitos, até hoje, ainda ajudam nos afazeres dos agricultores, como diaristas. 

A vinda dos colonos, de origem germânica que, buscavam dias melhores, provenientes das "Colônias Velhas", (Lajeado, Arroio do Meio, Estrela e outras), fez com que o nativo, também conhecido por "caboclo", desse lugar ao desmatamento e às plantações bem organizadas. 

Hoje Linha Almeida é uma comunidade próspera, organizada e, apesar das dificuldades que enfrenta a agricultura, a grande maioria dos seus moradores, são bem sucedidos. 

Um legado que passou de pais para filhos, continua mantendo a comunidade na fé. A maioria dos moradores são católicos e sob a proteção de São Pedro, padroeiro da Capela. Esta tradição religiosa fertilizou o coração de muitos jovens, que se consagraram ao serviço da Igreja, como: Padres, Religiosos e Religiosas. 

Está no caminho que liga Boa Vista do Buricá a Humaitá, a cinco quilômetros da cidade. A Br- 472 passa pela comunidade, mas este trecho ainda não é asfaltado. Algumas agroindústrias existem. O Abatedouro de Gado e Suínos "Schons", com inspeção do "SIM", Serviço de Inspeção Municipal, abastece com carne de qualidade, os açougues e supermercados do município. 

A Sociedade Recreativa e Cultural Almeidense tem o salão onde são realizados os encontros sociais. Casamentos, festas, bailes e outras promoções que acontecem neste recinto muito bem organizado, com pista de danças e ampla churrasqueira. 

O Esporte Clube Sem Rival, com uma estrutura muito bem formada, representa muito bem a comunidade nas disputas futebolísticas do Município e da região. Com certeza, esta equipe entre altos e baixos, já fez muita gente vibrar, torcendo pelos atletas, filhos da Linha Almeida. 

 

(Atualizado em julho de 2019)

 


Anexos