Programação da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Boa Vista do Buricá com o apoio de todas as Secretarias Municipais realiza na Semana do Meio Ambiente, de 03 a 07 de junho, uma campanha educativa sobre as formas corretas para o descarte de lixo.

Com o slogan “Boa Vista Bonita e Organizada”, a Campanha tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre o impacto do lixo no município e o papel que cada cidadão tem para manter a cidade mais sustentável.

A Campanha inicia com a conscientização dos próprios servidores, através de treinamentos e entrega de Cartilhas Educativas. Haverá também atividades nas Escolas e Órgãos Públicos.

A primeira ação é a divulgação do ECOPONTO – um local ambientalmente correto onde a população deve levar os itens que estão em desuso, como sofás, geladeiras, pilhas, baterias, entre outros.

O ECOPONTO já está em funcionamento e conta com uma equipe de funcionários devidamente capacitados, responsáveis pela orientação e triagem do material recebido.

No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá recebimento de materiais eletrônicos e volumosos já no ECOPONTO, localizado no Parque de Máquinas em horário comercial. A ação é organizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

As próximas fases da campanha terão foco na conscientização do descarte do lixo doméstico, pois muitos munícipes ainda não estão separando o lixo de forma adequada. Durante a campanha serão frisados de forma intensa os dias que cada resíduo deve ser levado à rua, bem como a correta separação de cada item.

De acordo com a Prefeitura, 55 toneladas de lixo doméstico são recolhidas mensalmente por uma empresa terceirizada. Além disto, há também o descarte de volumosos que chega a acumular mais de 30 m³/mês.

A ação educativa sobre descarte do lixo ocorrerá de forma intensa na Semana do Meio Ambiente e seguirá ao longo dos próximos meses com várias atividades que visam principalmente a conscientização de toda a população.