Alerta sanitário em relação ao surgimento de casos de raiva herbívora

Agricultura


RAIVA BOVINA
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (SEAPDR) emitiu alerta sanitário em relação ao surgimento de casos de raiva herbívora (principalmente devido ao aumento dos ataques de morcegos hematófagos aos bovinos) e orienta os produtores rurais a vacinar ou revacinar seu rebanho para prevenir a doença.
Recentemente foram detectados focos em vários municípios do Estado, inclusive em nossa região, razão pela qual devemos ficar em estado de ALERTA. A orientação aos produtores rurais é fazer o monitoramento diário do rebanho, e em caso de constatar lesões características de sangue em algum animal, comunicar a Inspetoria Veterinária ou a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A recomendação dos Órgãos de Defesa Sanitária Animal é que todos os produtores venham a vacinar seus animais, evitando assim perdas econômicas e a expansão da enfermidade, destacando o fato de que a doença não tem cura, levando o animal à óbito, além de ser passível de transmissão às pessoas.
A vacina pode ser encontrada nas lojas Agropecuárias do nosso município, possui custo acessível, o que torna a sua aplicação totalmente viável.
Para Maiores informações:
contato: 3538-1155, ramal 34,35 e 36 ou presencialmente na Secretaria de Agricultura.