Peste Suína Africana

Peste Suína Africana

A confirmação da detecção de um caso de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana na última quinta-feira (29 de Julho) fez soar o alerta para o setor produtivo no Brasil, o caso foi confirmado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

No Brasil, já houve casos da doença, sendo que o primeiro foi detectado no Rio de Janeiro em 1978. Entretanto, segundo dados do MAPA, a PSA foi erradicada no país desde o final de 1984.

Desta forma, além dos protocolos que já são adotados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as pessoas que viajam para áreas onde a doença existe não podem trazer produtos que contenham carne suína, muito menos ir conhecer áreas produtivas destes países.

Sendo assim, destaca-se que a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste - AMUFRON, iniciou um trabalho de mobilização para a intensificação da prevenção e cuidados, com o objetivo  de impedir o surgimento de casos de Peste  Suína Africana, uma vez que, a região apresenta hoje, participação relevante de suínos a nível de Estado e País.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

SECOM | Prefeitura de Boa Vista do Buricá