Um livro para abordar a violência

Assessoria de Imprensa - P.M. Boa Vista do Buricá


O Projeto Primavera de Novos Autores está concluindo seu terceiro ciclo de produção em Boa Vista do Buricá neste final de semana, tendo agendado para domingo, às 15 horas, no Clube Aliança, o lançamento do segundo livro do coletivo de escritores que participaram das oficinas ao longo do ano. Ao todo, são 16 jovens e adultos que se aventuraram nas criações de textos e desenhos.

A obra “Borboletas sem Asas” tem organização dos professores Clairto Martin e Débora Rodrigues, que foram os mediadores literários do projeto que contou com acompanhamento e supervisão da Diretora de Cultura do Município Débora Thomaz. O livro subsidiado pela Secretaria de Cultura e o CRAS tem 160 páginas com poemas, crônicas, contos e relatos, além de ilustrações dos alunos adolescentes.

“Como desafio maior, as oficinas literárias deste ano focaram discussões de temas relacionados à violência. Assuntos como trânsito, abandono, agressão física, bullying, internet, meio ambiente e outros serviram de inspiração para abordagens ricas em críticas”, contextualiza o jornalista e escritor Clairto Martin.

Na outra ponta do projeto literário foram mobilizados adultos que já passaram pelas oficinas em outros ciclos para que desenvolvessem textos específicos relacionados ao grupo de mulheres atendidas pelo CRAS de Boa Vista do Buricá. A partir das colchas de retalhos confeccionadas por elas e dos relatos feitos sob supervisão da equipe do Centro foram desenvolvidos contos fictícios, livremente inspirados na realidade.

“É uma experiência ousada, porque as mulheres expuseram suas dores e seus sonhos, e a partir disso os escritores mergulharam em histórias que são uma mescla entre a verdade e a ficção. Creio que a comunidade será surpreendida ao ler este livro, positivamente, claro” enfatiza a diretora de Cultura Débora Thomaz.