Saúde e bem estar nos grupos de mulheres

SAÚDE

A EMATER/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista do Buricá, através da nutricionista Leisi Deimling e extensionista rural social Ângela Dudar Petter, está desenvolvendo encontros com as mulheres das comunidades interioranas. Entre as atividades está a avaliação nutricional com bioimpedância, onde é possível avaliar o percentual de gordura, água, massa magra e massa óssea corporal.

Em paralelo as avaliações estão sendo oferecidas oficinas de culinária saudável, no intuito de promover a saúde, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das participantes. Dentro deste contexto também estão sendo aplicadas algumas das PICS- Práticas Integrativas e Complementares oferecidas pela Secretaria de Saúde. Entre elas a Auriculoterapia que consiste em colocar sementes de mostarda em pontos específicos da orelha, a Aromaterapia com o uso de óleos essenciais e a Fitoterapia que difunde o consumo de chás e ervas medicinais.

Nos grupos também é abordada a questão da Dengue, formas de prevenção e contágio, recolhimento de entulhos, separação do lixo, além de trocas de sementes e mudas crioulas ou tradicionais.

Por Ângela Petter EMATER/ASCAR-RS

SECOM | Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá