Campanha Setembro Amarelo

SAÚDE

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio.
O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda profissional.
Fatores de Risco:
1 Transtorno Mentais: praticamente todas as pessoas que cometeram suicídio apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico. Pessoas com depressão, transtorno bipolar, transtornos relacionados ao uso de drogas, esquizofrenia e transtornos da personalidade fazem parte do grupo de risco. Desta forma, a identificação e tratamento dos transtornos estão entre principais fatores de proteção;
2 Histórico pessoal: Tentativas prévias é o principal fator de risco para suicídio;
3 Ideação Suicida: Comentários que demonstrem desespero, desesperança e desamparo podem ser manifestação de uma ideação suicida. Atenção a expressões como “eu desejaria não ter nascido”, “caso não nos encontremos de novo”, “preferia estar morto” – são sinais de alerta.
4 Fatores estressores crônicos e recentes: Eventos estressores significativos, como separação conjugal, migração, perda de uma pessoa próxima ou perda do emprego, estão associados ao surgimento de pensamentos suicidas.
5 Organização detalhes e fazer despedidas: É de extrema importância observar se existe a mudança repentina de comportamento e a preparação para possível suicídio como: mensagens de despedida, cartaz, testamentos, doação de posses importantes e acúmulo de comprimidos.
6 Meios acessíveis para suicidar-se: acesso a armas de fogo locais elevados e medicação em grande quantidade aumenta a chance de eventual tentativa de suicídio.
7 Impulsividade: o suicídio por mais planejado, muitas vezes parte de um ato motivado por um evento negativo. O impulso para cometer o suicídio geralmente é transitório, com duração de alguns minutos ou horas, é mais comuns em jovens e adolescentes. A impulsividade pode ser acentuada na presença do abuso de substâncias.
8 Eventos Adversos na Infância e na Adolescência: ter sofrido maus tratos e abusos na infância, bem como apresentar dependência de substâncias tóxicas e falta de apoio social estão associados a maior risco de suicídio.
9 Motivos aparentes ou ocultos: Algumas pessoas com personalidade suicida podem considerar a morte um “meio de sair do sentimento momentâneo de infelicidade”, “acabar com a dor”. Comntarios com esse tipo de conteúdo servem como sinal de alerta.
10 Presença de outras doenças: doenças crônicas como neoplasias graves, são fatores de risco para suicídio.
Fatores Protetivos:
- Ausência de doença mental;
- Autoestima elevada
- Bom suporte familiar
- Capacidade adaptativa e de resolução de problemas;
- Laços sociais bem estabelecidos com amigos e familiares
- Frequência a atividades religiosas;
- Ter sentido existencial
- Senso de responsabilidade com a familiar
-Habito de realizar atividade física.
LEMBRE-SE: Doença mental não é uma sentença. Há tratamentos eficazes. Procure ajuda de um profissional da saúde.
VOCÊ É MUITO IMPORTANTE, CUIDE-SE.
Prefeitura de Boa Vista do Buricá