APRENDENDO A SER CIDADÃO

.

Assessoria de Imprensa – P.M. de Boa Vista do Buricá

Com o intuito de aprofundar nas escolas temas relacionados à cidadania, direito e deveres, no dia 15 de maio, numa visita realizada na Escola Municipal Caminhos do Saber, a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou a doação da cartilha “Aprendendo a ser Cidadão”.

Esse material servirá de apoio para que os estudantes aprendam desde cedo noções básicas relacionadas ao desenvolvimento de valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre cidadão e Estado, a partir de melhor entendimento da vida em sociedade; da estrutura e do funcionamento da Administração Pública; da função socioeconômica dos tributos; da aplicação dos recursos públicos e também das estratégias e dos meios para o exercício do controle social.

Naturalmente, um dos grandes desafios do programa educacional dessa magnitude tem como objetivo provocar, em longo prazo, uma mudança de hábitos, valores e atitudes em relação às práticas de sonegação fiscal e malversação de recursos públicos.

É preciso desenvolver nas crianças a curiosidade e despertar para temas corriqueiros do nosso dia-a-dia relacionado a impostos. “Termos consciência do nosso dever de pagar, e nosso direito de cobrar”, trabalhar com os alunos a questão de que a gestão adequada dos gastos públicos depende não só dos governantes, mas também dos cidadãos.