12 participantes concluem Curso sobre criação de peixes de água doce

.


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o SENAR/RS, Sindicato Rural de São Martinho e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Buricá realizou nos dias 04, 05 e 06 de abril um curso sobre criação de peixes de água doce.

Nas 24 horas/aula, o Zootecnista Miguel Sthal apresentou aos 12 participantes todas as operações necessárias para a criação de peixes em açudes, abordando assuntos relacionados à espécie a ser criada, povoamento e arraçoamento dos peixes, monitoramento da qualidade da água, da despesca da produção e da manutenção dos açudes. Também foi tratado sobre saúde e segurança do trabalhador e aspectos da preservação do meio ambiente, além de assuntos que possam interferir na melhoria da qualidade e produtividade dos peixes.

Durante as atividades práticas, foram visitadas as propriedades dos participantes Abílio Diel e Milton Dihel em Linha Thums, Cézar Kunz em Linha Almeida e Olivio Lasta em Bom Princípio, onde foi possível realizar os testes necessários para avaliação da qualidade da água e a verificação da necessidade de adubação. Através dos testes, pode-se verificar que a água dos açudes visitados possui pH e alcalinidade desejados para a criação de peixes, principalmente devido as características naturais do solo de nosso município. Foram analisados outros parâmetros, como a quantidade de amônia presente na água, coloração, que são parâmetros indicadores no manejo dos açudes. Também foi apresentado o funcionamento de aeradores simples, de baixo custo, que podem ser construídos pelos próprios produtores, necessitando de água corrente para seu funcionamento.

Para o mês de abril estão agendados mais três cursos: Dias 11, 12 e 13 - Processamento de hortaliças, 17, 18, 19 e 20 - Artesanato e dias 23, 24 e 25 de primeiros socorros e patologias: bovino de leite. A realização destes cursos através da parceria entre diversas entidades visa uma maior capacitação profissional, bem como a qualificação das atividades do homem do campo.