Trabalho Voluntário que proporciona a magia da Páscoa

.

Coelhos, letreiros, pirulitos coloridos. Cenouras, flores e lindos ovos pendurados em árvores. A magia da Páscoa mais uma vez toma conta da cidade de Boa Vista do Buricá e encanta a população local, atraindo também vários visitantes.

A decoração de Páscoa na Terra de Empreendedores chama a atenção não só pela riqueza e capricho nos detalhes, como também pela dedicação e envolvimento das pessoas responsáveis por este trabalho.

Em conjunto com a Secretária de Desenvolvimento Econômico Carla Christ (Tula), as aposentadas Iane Kisiel e Maria Ilcida Preuss, de 66 e 69 anos respectivamente, dedicam seu tempo e seu talento de forma voluntária para auxiliar nas decorações.  “Fomos convidadas pela Tula e pelo Jaime em 2013, quando foi planejada a primeira ornamentação, depois disso não paramos mais”, conta a professora aposentada Maria. “Eu sempre fui muito detalhista, gosto de ver as coisas bonitas e a cidade ajeitada, me realizei como florista e agora que estou aposentada me sinto muito feliz em poder ajudar neste trabalho. É muito gratificante ver a cidade bonita e principalmente ver a alegria e o encanto estampado no rostinho das crianças”, disse Iane.

Nesta Páscoa, foram duas semanas intensas de muito trabalho e envolvimento para que tudo estivesse em harmonia. Muitos enfeites são feitos com material reciclável, já os coelhos e demais materiais são adquiridos pela administração municipal. Pessoas da comunidade também se envolvem, neste ano, todas as flores foram doadas pela família de Juca Milder, assim como os tijolos foram doados pelo Sr. Ari Flach. Os funcionários do Parque de Máquinas e as beneficiárias do CRAS também prestaram auxílio sempre que solicitado.

A decoração na Páscoa e no Natal é uma cultura que vem de várias gerações. Mesmo com uma sociedade mais materialista, Iane e Maria acreditam na conservação desta tradição. “Temos várias lembranças bonitas da nossa infância, lembro que ajudávamos nossos pais a enfeitar as casquinhas para a chegada do coelhinho, era mágico! Queremos que isto não se perca e que esta tradição continue”.

A cada ano o desafio também se torna maior, pois é preciso inovar e projetar uma nova decoração que seja cada vez mais atraente. “A Tula é uma pessoa de muitos dons, ela se dedica muito, pesquisa coisas novas e trabalha incansavelmente para que tudo fique muito lindo. O apoio dela é fundamental para nós, pois é ela quem nos motiva a fazer um trabalho cada vez mais bonito”, disseram as voluntárias.

Mesmo com os afazeres de casa e até mesmo depois de alguns tratamentos de saúde, as mãos destas voluntárias estão sempre prontas para ajudar. “Se tu ama aquilo que você faz, nada se torna difícil, tu não encontra nenhum empecilho, o cansaço é gratificante, dá uma alegria e uma satisfação muito grande”, relatou Maria.

A decoração em Boa Vista do Buricá serve de inspiração para outras cidades e vem projetando o município a nível regional. A Administração Municipal de Boa Vista do Buricá agradece o empenho e dedicação das voluntárias Iane e Mária que com suas mãos habilidosas deixam a cidade mais bonita, tornando a Páscoa e o Natal datas ainda mais especiais para todos!

“Viver sem perder a fé, amar sem perder a ternura, seguir sem perder a esperança! Que nossa Páscoa seja abençoada e que nossas famílias se unem nesta semana com muita paz em seus corações” – com carinho Iane, Maria e Tula.