ALIBEM projeta integrar 10 novos produtores de suínos em Boa Vista do Buricá nesta gestão

.

A produção de suínos no município de Boa Vista do Buricá tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Em 2013, o município ocupava a 15ª colocação no ranking estadual da suinocultura, com 84.702 cabeças abatidas/ano, já em 2016 o município passou para o 5º colocado com mais de 170 mil cabeças.

Devido à importância da atividade, que é uma das bases da economia local, a Administração Municipal, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município realizou na noite de terça-feira, dia 16 de janeiro uma reunião com o Superintendente da empresa Alibem, Sr. Juscelino Gonçalves e com representantes das instituições bancárias do município, (Banco do Brasil, Sicredi, Banrisul e Cresol) para conversar sobre ações e projetos que visam o aumento na produção de suínos em Boa Vista do Buricá.

Inicialmente o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Mário Penz apresentou dados sobre a atividade local, incluindo índices do agronegócio no município. Também foram apresentados gráficos sobre o retorno da atividade, reforçando sobre a importância do setor. Mário também solicitou que a empresa olhe com carinho o valor pago por cabeça de suíno entregue pelo integrador dentro da sua conversão alimentar.

O Superintendente explanou sobre o desenvolvimento da Alibem, que é a 2ª maior empresa de suínos no Rio Grande do Sul e a 5ª maior do Brasil em volume de abates. Além de distribuir seus produtos em todas as regiões do país, a empresa também exporta carne para mais de 40 países.

Juscelino reforçou que a Alibem está consolidada na região, reforçando que há interesse em expandir a produção e os abates. Atualmente a empresa possui 87  integrados em Boa Vista do Buricá, sendo que a projeção é integrar 10 novos produtores ainda nesta gestão.

Os representantes das entidades bancárias presentes frisaram sobre financiamentos disponíveis para a construção de novas pocilgas. Os produtores que tiverem interesse podem procurar as instituições bancárias ou a Prefeitura para verificar a viabilidade de novas instalações.