Curso de Regulagem e manutenção de colheitadeiras

.


Débora Thomaz/Assessoria de Imprensa – P.M. de Boa Vista do Buricá

As máquinas que tiram os grãos do campo estão cada vez mais modernas e eficientes. Porém, é preciso saber operá-las para garantir eficiência e evitar desperdícios. A manutenção e a regulagem das colheitadeiras foi tema de um curso oferecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato Rural de São Martinho, Senar e a EMATER/RS-Ascar.

Ao todo, dez pessoas estão participando do curso que iniciou na terça-feira, dia 23 e segue até esta sexta-feira, 26. As 40 horas/aula, foram divididas em um dia de teoria e quatro de prática, sendo esta na propriedade rural de Éderson Folmann em Linha Pardo.

O curso objetiva a capacitação de proprietários e operadores de automatrizes, na sua correta manutenção, minimizando assim riscos de acidentes e diminuição de custos, bem como a diminuição de perdas na colheita através da correta regulagem das máquinas.

No ato de abertura do curso, que contou com a presença do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Mário Penz, Engenheira Agrônoma Eloiza Lasta e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Buricá, o instrutor Romildo, frisou aos presentes sobre a busca por novos conhecimentos e a qualificação dos serviços do campo.

“Nos últimos anos houve uma explosão de produtividade, resultado de novas informações e tecnologias. O Senar oferece cursos de formação profissional e promoção social voltados para mais de 300 ocupações no campo. Sai ganhando quem aproveita as oportunidades”, disse.

Em 2018, mais de 30 cursos serão disponibilizados gratuitamente para a comunidade boa-vistense visando a qualificação profissional em diversas áreas. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e no CRAS de Boa Vista do Buricá.