Grupo ATUARTE prestigia Festival Cena Viva de Santa Rosa

.

Através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, os integrantes do Grupo ATUARTE de Boa Vista do Buricá prestigiaram na manhã de sábado (24) no teatro do SESC a programação do Cena Viva - Festival de Santa Rosa, onde acompanharam a apresentação do espetáculo “Castelo Encantado” do Grupo Máschara de Cruz Alta.

O espetáculo encantou a plateia com uma premissa simples: uma menina, Rosa Maria, apresenta dificuldade em imaginar, tão logo, um grupo de contadores de historias conduz a menina pela obra de Erico Verissimo. Personagens vão criando vida de uma forma lúdica e bastante simples e alcançam grande mérito nas mãos dos criativos atores da Cia. Máschara, embora o universo inicial seja o quarto da menina, rapidamente parecemos viajar pelo mundo, Asia, África, Índia.

Rosa Maria certamente está sonhando, algo que se comprova na última cena, quando ela volta a dormir enquanto os contadores desaparecem. Durante os quase cinquenta minutos de espetáculo, animais, crianças, vilões e mocinhos vão interagindo, quebrando a quarta parede e divertindo a platéia que ainda que estivesse formada em sua maioria por pré-adolescentes, deixou-se levar pelas divertidas peripécias dos contadores de histórias.

Assim como as heroínas Alice e Doroty em outras obras famosas, Rosa Maria vai tentando compreender uma gama de criaturas fantásticas que enquanto divertem, questionam o mundo a sua volta. Egoísmo, ciúme, solidão, vaidade, medo, e até diversidade, são alguns dos temas abordados pelo espetáculo. A catarse de Rosa Maria reside em acreditar que podemos ser/ter qualquer coisa. E assim deve ser, as crianças precisam ser motivadas a crer em seu potencial. A não ter medo de errar, de ousar.

Esta iniciativa da Secretaria visa a interação do Grupo, bem como objetiva despertar cada vez mais o desejo pelo teatro, que é fundamental na formação cultural dos cidadãos.