13 alunos participaram de Curso de Compostagem, Vermicompostagem e Substrato

.

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro foi realizado através de uma parceria entre a Administração Municipal de Boa Vista do Buricá, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER/RS - Ascar e Senar/RS, um Curso de Compostagem, Vermicompostagem e Substrato.

A Compostagem é um processo microbiano aeróbico – com presença de oxigênio, que transforma resíduos em adubo orgânico. O agricultor pode utilizar materiais disponíveis nas propriedades, como estercos, restos de palhadas, restos de frutas, verduras, conseguindo de esta forma reduzir o tempo de transformação destes materiais em adubo orgânico.

Na cidade também pode ser realizado este processo com os restos da cozinha – frutas, verduras, legumes, folhas de vegetação, restos do corte de gramas, enfim, todos os restos vegetais produzidos em casa. Os restos de alimentos gordurosos como feijão, arroz, carnes, não devem ser adicionados neste processo para não produzir mau cheiro.

No curso foi demonstrado na prática a forma de construir composteiras nas casas e espaços públicos como escolas, a fim de diminuir a produção de lixo, transformando em adubo para utilização na própria horta ou jardim.

Outro processo de transformação de resíduos apresentado no curso foi a vermicompostagem, que é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio de criação de minhocas em minhocários. Para realizar este processo a matéria orgânica de origem animal e vegetal deve passar por pré-compostagem. Esta também é uma importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos, como o lixo domiciliar.

O instrutor também demonstrou a produção de substrato, que é todo material utilizado como meio de germinação e cultivo de plantas. É a combinação de dois ou mais componentes orgânicos, minerais e sintéticos. Este material pode ser utilizado para produção de mudas em bandejas ou em materiais recicláveis que podem ser reaproveitados, como copos descartáveis ou potes de iogurte.

O curso foi de grande importância pois tratou de um tema importante, tanto ambientalmente e economicamente, pois além de possibilitar as pessoas a condição de compostar o lixo orgânico em suas casas e produzir adubos orgânicos, tal atividade dimuniu o valor gasto com o transporte e destinação final do lixo.

As composteiras e a vermicompostagem pode ser visualizada na Escola Municipal Caminhos do Saber, no local em que se pretende instalar uma horta.

Maiores informações sobre local a ser instalado, montagem, materiais e proporções a serem utilizados em cada processo, manejo adequado, enfim, cuidados básicos para que ocorram da forma correta, sem cheiro e presença de animais indesejados, podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, na Emater/RS- Ascar ou na própria escola.