Vacinação contra HPV em meninos será intensificada em março

.


No início do ano letivo, será realizada uma busca nas escolas visando atingir um número maior de meninos vacinados.

Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV na Unidade Básica de Saúde de Boa Vista do Buricá. De acordo a Técnica em Enfermagem Nadir Bassani, a campanha será intensificada no mês de março quando será feita uma busca nas escolas visando atingir um número maior de meninos vacinados.  Durante o mês de fevereiro, a responsável pela vacinação estará de férias e os agentes comunitários de saúde estarão intensificando a divulgação da vacinação durante as visitas domiciliares.

Importância da vacina

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Entenda a vacina do HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.