Coleta de lixo na cidade é feita de segunda a sexta-feira

.

Recolhimento é feito em toda a extensão do município, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural.

No mês de dezembro do ano passado, 60 toneladas de lixo foram coletadas no Município de Boa Vista do Buricá, sendo 47 toneladas de orgânicos e rejeitos e 13 toneladas de lixo seco. A coleta é coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em toda a extensão do município, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural.

No momento, a prefeitura possui um contrato emergencial de 90 dias com a empresa Giro, a qual presta serviço em vários municípios da região. O recolhimento é realizado de segunda a sexta-feira na parte da tarde. Coleta-se na segunda, quarta e sexta-feira o lixo orgânico e rejeito e nas terças e quintas-feiras o seco (reciclável). Em Ivagaci a coleta é realizada duas vezes na semana, sendo um dia o seco e outro o orgânico e rejeito.

Pede-se a colaboração de toda a comunidade, para que faça a separação correta e que coloque na rua somente o lixo a ser recolhido no dia. Quem puder pode reaproveitar o orgânico em suas hortas e pomares. A prefeitura em conjunto com o SENAR e EMATER, estará oferecendo dois cursos este ano, com o objetivo de demonstrar a população as possibilidades de se realizar a compostagem e vermicompostagem na própria casa ou propriedade. Este curso será realizado nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, sendo que as inscrições podem ser feitas na própria secretaria.

Saiba como deve ser feita a separação correta do lixo:

LIXO SECO: plásticos, papéis, latas, metal, embalagens de leite;

LIXO ORGÂNICO: cascas, restos de frutas, legumes e verduras, cascas de ovos, ervas, sobras de alimentos, guardanapos, lenços de papel, tocos de cigarro, pó de limpeza caseira, folhas, cinzas.

REJEITOS: embalagens de carne, sachês, papel higiênico, fraldas, absorventes.

Os resíduos especiais devem ser entregues nos seguintes locais:

- PARQUE DE MÁQUINAS: Vidros, pilhas, baterias, celulares, óleo de cozinha;

- SECRETARIA DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE: Pilhas, baterias, celulares, óleo de cozinha;

- SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS: Pilhas, baterias, celulares e óleo de cozinha;

- ESCOLAS: Pilhas, baterias, celulares e óleo de cozinha.

OBS: A entrega de isopor, materiais eletrônicos será em quatro semanas durante o ano, que se iniciará no mês de março. Em breve serão divulgadas as datas de recebimento dos resíduos especiais.