Criação de ECOPONTO e medidas educativas para a destinação adequada de resíduos

Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de dar a destinação correta aos resíduos sólidos, principalmente, aos entulhos que são colocados nas ruas e calçadas, a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está estruturando um ECOPONTO junto ao Parque de Máquinas.

O primeiro passo foi a criação de um Grupo Gestor que além de criar e fiscalizar o local, será responsável também por diversas ações visando uma educação ambiental que envolve todo e qualquer descarte de resíduos, seja domiciliar, industrial, de construção civil ou de logística reversa.

As medidas são baseadas na Lei 12.305 de 2010 e passarão a vigorar a partir do mês de junho de 2019 na Semana Nacional do Meio Ambiente com uma vasta programação que visa principalmente a conscientização da população, que também precisa fazer a sua parte para manter a cidade limpa e sustentável.

O QUE É O ECOPONTO?

O Ecoponto foi pensado com o sentido de ser um destino ambientalmente correto para itens em desuso como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, evitando que esses resíduos sejam jogados de forma irregular em vias públicas, terrenos baldios e corpo hídrico. Todo o material que chegar ao local passará por uma seleção e será encaminhado para o local correto de descarte.

O EcoPonto irá possibilitar aos munícipes, um local adequado para fazer o descarte do seu resíduo, pois a responsabilidade em manter a cidade limpa é de todos!

COMO VAI FUNCIONAR? DIA E HORÁRIO?

A Prefeitura não fará mais o recolhimento nas ruas. O cidadão deverá trazer os itens até o Parque de Máquinas, somente nas segundas-feiras, das 07h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h30min.

Todo material deverá estar em condições adequadas para o manuseio, de modo que haja a possibilidade de desmonte e separação. O Intuito é ainda oportunizar a sua doação.

QUE TIPO DE RESÍDUOS POSSO LEVAR?

O ECOPONTO recebe determinados materiais que não são enquadrados como lixo doméstico, e que devem ser levados ao local pelos moradores. Confira o que pode ser entregue:

MADEIRA: Móveis velhos, MDF e MDP

PILHAS, BATERIAS, METAIS E VIDROS

ELETRO/ELETRÔNICOS: geladeiras, fogões, torradeira, cafeteira, liquidificador, batedeira, forno elétrico, micro-ondas, chuveiro elétrico, entre outros. Com exceção de Tonner.

Atenção: Os eletroeletrônicos como televisores, computadores notebooks e vídeo games, impressoras só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.

VOLUMOSOS: Sofá, colchão, espumas, travesseiros.

ÓLEO DE COZINHA: Estes devem estar acondicionados em garrafas pet ou vidros.

Atenção! De acordo com a Logística Reversa, lâmpadas, pneus, latas de tinta, e embalagens de agrotóxicos devem ser levadas na empresa em que vocês as comprou. Nada de trazer no ECOPONTO!!!

Fique ligado! O descarte irregular de qualquer resíduo poderá causar notificação, seguida de multa! As medidas começarão a ser monitoradas a partir de junho de 2019!

Dúvidas e denúncias através dos telefones (55) 9 9914-0995 (Whats App) ou pelo 3538-1155.