PLANTIO DE HORTALIÇAS CONTRIBUI COM INCLUSÃO SOCIAL E SEGURANÇA ALIMENTAR NA APAE DE BOA VISTA DO BURICÁ

Assessoria de Imprensa - P.M. Boa Vista do Buricá


Com o intuito de promover a socialização e a inclusão social das pessoas com deficiência que recebem atendimento na Apae de Boa Vista do Buricá, assim como contribuir para a autonomia e melhoria na qualidade de vida destes alunos e de seus familiares, desde 2016, a Emater/RS-Ascar desenvolve o projeto "Cidadania e Inclusão Social na Apae".

Entre as atividades planejadas para este primeiro semestre está o plantio de hortaliças, realizado na última quinta-feira (14/05), com o engajamento de extensionistas de Boa Vista do Buricá e de Nova Candelária, bem como de professores e funcionários da escola, seguindo as recomendações de uso de máscaras e distanciamento, para proteção e prevenção à contaminação pelo coronavírus.

Em um primeiro momento a atividade havia sido planejada, oportunizando o envolvimento direto dos alunos, no entanto, em virtude das medidas preventivas à Covid-19, optou-se por envolver um número restrito de pessoas. Os professores e funcionários, que realizaram o plantio, receberam também orientações sobre adubação e demais cuidados referentes ao manejo da horta, sendo também responsáveis pela rega e pelo acompanhamento do desenvolvimento das plantas e o monitoramento de pragas e invasoras.

Com a ação, a horta da Apae passa a contar com uma maior diversidade de hortaliças, entre elas, couve de várias espécies, salsa, cebolinha, condimentares, rúcula, cenoura, beterraba, brócolis, couve flor, repolho, assim como mudas de morangos. A proposta é que estas olerícolas sejam aproveitadas na alimentação dos alunos e em atividades do Clube de Mães, como demonstrações de métodos de processamento e conservação de alimentos, após o retorno das aulas, seguindo-se as recomendações das autoridades.
Caso não seja possível o retorno das aulas antes da colheita, os produtos serão doados para as famílias dos alunos.

As orientações sobre o manejo e adubação foram também compartilhadas com os pais e os alunos, que não puderam estar presentes, através de um vídeo, onde se apresentou recomendações para o plantio de hortaliças em suas casas.

A atividade foi realizada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, de Boa Vista do Burica, Ângela Dudar Petter e de Nova Candelária, Ana Carolina Schittler e André Weber.

Esta ação faz parte de um projeto maior de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) voltado a pessoas com deficiência (PCD’s), sendo que neste ano, a proposta central é de auxiliar nas ações de recreação, lazer e integração que estimulem a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades manuais e de atividades de segurança e soberania alimentar de forma sustentável, assim como promover ações voltadas à educação e promoção da saúde e estímulo à autoestima, através de embelezamento de arredores.