Patrulha Maria da Penha

Administração

Nesta segunda-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a vice-prefeita Clarice Schmitt, recebeu a visita dos soldados da Brigada Militar, Paim e Marmitt, em seu gabinete.
Os soldados da Brigada Militar realizaram nesta visita a divulgação da Patrulha Maria da Penha, um importante trabalho que visa coibir a violência contra as mulheres.

Informações:
Denúncias de violência contra as mulheres podem ser realizadas através do Telefone 190 da Brigada Militar ou pelo celular (55) 9 9904-9343.

Histórico da Patrulha Maria da Penha
A violência contra a mulher permeia a história da humanidade em diversos aspectos, sendo a violência doméstica uma das mais alarmantes, visto ser, via de regra, velada entre familiares e pessoas próximas à vítima.
O conceito de violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, patrimonial ou dano/prejuízo moral, sempre que cometidos no âmbito de uma relação familiar, de afetividade ou coabitação, com ou sem convivência, seja atual ou passada, independentemente da orientação sexual, nos termos estabelecidos pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha.
A entrada em vigor da Lei Maria da Penha representou uma grande mudança na forma como o Estado passou a tratar determinadas condutas praticadas contra as mulheres, visto a necessidade de se apresentar maior rigor penal no Brasil.
Desta forma, o atendimento ocorre através da realização de visitas, as quais têm o objetivo de fiscalizar se as medidas protetivas de urgência estão sendo cumpridas pelo agressor/acusado, bem como verificar a situação familiar da vítima. Portanto, a atuação ocorre no pós-delito, ao acompanhar o cumprimento da medida protetiva de urgência, e, igualmente, atua na prevenção, ao contribuir para a quebra do ciclo de violência e impedir que os atos violentos se perpetuem na família e nas futuras gerações. Com informações do site da Brigada Militar.
SECOM / Prefeitura de Boa Vista do Buricá