Governador reúne-se com presidentes das Associações e FAMURS

Administração

O Presidente da AMUFRON - Prefeito de Boa Vista do Buríca - João Sehnem participou  na manhã desta segunda-feira (05/04)  de reunião virtual realizada com FAMURS, presidentes das Associações e Governador Eduardo Leite.

Às vésperas de encaminhar novas flexibilizações, o governo do Rio Grande do Sul tenta fortalecer as fiscalizações municipais para evitar uma nova explosão de casos e internações por covid-19.

Resumo dos principais assuntos tratado na reunião dos Presidentes de Associações

- o governador Eduardo Leite pediu que todos os municípios encaminhem os seus planos de fiscalização até quinta-feira (8). Além disso, ofereceu recursos para contratação de novos fiscais. O apoio do governo do Estado para fiscalização é de R$ 4,4 milhões.

- a  tendência, já apontada pelo governador nos últimos dias, é de que haja novas flexibilizações até o fim desta semana. Entre os temas mais demandados por setores empresariais estão a liberação de atividades nos finais de semana e o fim da suspensão noturna — espécie de toque de recolher comercial que vai das 20h às 5h. O que só deve ocorrer caso haja enganjamento dos municípios em fiscalizar.

O Presidente da FAMURS avalia que, se os números da pandemia permitirem, o pedido é para flexibilizações já no próximo final de semana: — Há uma preocupação de todos com os restaurantes, com esse setor que está inviabilizado nos finais de semana e à noite. Depende dos números, obviamente. Se espera que eles continuem caindo e a gente consiga fazer ajustes nos protocolos

O encontro por videochamada do governador com os prefeitos ligados à Famurs também serviu para apresentação da nova secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, escolhida por Leite para substituir Faisal Karam, que é técnica área de educação, gestora, e também conhece de política. Em debate, a volta das aulas presenciais, que são esperadas para as próximas semanas no Estado, quando a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado voltar a predominar.

Presidente da FAMURS quer agendar  reunião para debater com a Nova secretária  sobre a volta às aulas presenciais, independentemente de decisão judicial vigente. E a necessidade de priorizar  vacinação aos professores. Quando voltar a bandeira vermelha, terá volta às aulas.

Fonte: AMUFRON