Oficina de literatura, desenho e da fotografia

Assessoria de Imprensa

As atividades do grupo que fomenta a literatura em Boa Vista do Buricá tiveram início na segunda-feira, 18, sob a supervisão da Secretaria de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

Os trabalhos, porém, começaram antes, com as divulgações coletivas, diretamente nas escolas, para incentivar novos alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, bem como professores, a se inscreverem nas diversas oficinas oferecidas pela Prefeitura no cenário das artes, com vagas voltadas ao teatro, música e literatura. “Ao todo, uma centena de adolescentes e jovens aderiram aos projetos nestas três áreas. Isso demonstra o quanto a nossa comunidade dá valor às manifestações artísticas e o quanto incentiva os filhos a frequentarem as aulas”, avalia a Diretora de Cultura Débora Thomaz.

O grupo denominado Primavera de Novos Autores que é coordenado pelos escritores Clairto Martin e Débora Rodrigues, é voltado à produção de textos literários, escrita criativa, elaboração de desenhos e preparação de conteúdo para edição de um livro a ser publicado no evento Primavera de Arte, em outubro de 2019. Depois de lançar duas obras em três anos, o desafio é criar algo ainda mais impactante que o livro “Borboletas Sem Asas” que é sucesso na comunidade regional.

Uma das novidades para o ano é a participação da profissional de jornalismo e fotógrafa Maira Dill. Ela é sócia do estúdio fotográfico Vila Rosa e ministrará atividades voltadas à fotografia, vídeos e participação em redes sociais. “Nosso objetivo é usar mais as redes sociais, onde os jovens têm fortes vínculos, e promover a imagem do grupo e do município para todo o mundo”, sinaliza Débora.

Um dos pilares do trabalho deste ano está voltado a produzir um livro que contemple olhares sobre Boa Vista do Buricá a partir de seus pontos turísticos, locais de visitação e histórias populares que podem ser resgatadas. Também neste contexto as três áreas de artes estarão interligadas, criando momentos em comum. Uma parte do trabalho de pesquisa e construção textual virá de um grupo de adultos que dará suporte, fará visitações e entrevistas específicas.

Novidade também neste ano será o projeto Primaverinha de Novos Autores. As inscrições estão abertas para crianças que tenham entre sete e 10 anos. É voltado, inicialmente, à contação de histórias e atividades lúdicas a partir dos livros. As aulas serão ministradas das 17h45min às 18h30min, em encontros quinzenais, na Biblioteca Municipal Castro Alves. Interessados em participar das oficinas devem procurar Débora Thomaz na Diretoria de Cultura.

Embora as atividades já estejam em andamento, há vagas também para adolescentes e jovens no grupo principal. Para estes os encontros serão semanais, nas segundas-feiras, das 15h30min às 17h30min. As inscrições também devem ser encaminhadas na Cultura. Todas as atividades são gratuitas.