A arte vai para a rua em Boa Vista

Uma das propostas das oficinas culturais ofertadas pela Prefeitura de Boa Vista do Buricá é levar interferências artísticas para os locais públicos.

Essas aparições já acontecem com o teatro e a música, que ora surpreendem os boa-vistenses com apresentações em eventos ou datas festivas. Na última semana, porém, em duas oportunidades, os jovens e adolescentes que atuam no grupo de literatura também fizeram isso: saíram à rua. Eles foram até a praça em frente à Igreja Católica para produzir textos e desenhos durante o horário da aula. É apenas um primeiro passo de intervenções que se tornarão mais frequentes ao longo do ano.

Quem passou próximo à Igreja na sexta-feira, 5, à tarde, foi surpreendido com o movimento dos jovens assentados à sombra dos pergolados ou nas escadarias, em uma aula ao ar livre. Eles faziam desenhos e trocavam ideias. Era parte de uma atividade proposta pela ilustradora e escritora Élin Godois.

Ela ministrou uma oficina de criação para os alunos do Projeto Primavera de Novos Autores. Em um segundo momento esses trabalhos comporão um mural para dar novo visual ao prédio da Biblioteca Municipal.

Em outro momento, os mesmos alunos, orientados por Clairto Martin e Débora Rodrigues foram à Praça e suas imediações para produzir poesias. Os melhores textos comporão um vídeo que será empregado nas redes sociais. Esse grupo de jovens também irá produzir frases e desenhos que serão exibidos em locais de grande circulação na cidade e nos eventos do município.

“Os alunos que escrevem e desenham terão mais oportunidades para mostrar o que produzem e deixarão a cidade ainda mais bonita. Já a comunidade vai desfrutar de momentos agradáveis. A arte sempre deixa a vida mais completa”, argumenta Débora Thomaz, diretora de Cultura e coordenadora dos projetos.