Imigração Alemã

Imigração Alemã

• 25 DE JULHO: data oficial do início da imigração alemã para o Brasil.
  • São 197 anos de imigração, em 2024 será comemorado o bicentenário da imigração alemã.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de D. Pedro I. Estabeleceram-se no Sudeste e Sul do país, onde, a partir de 1824, fundou-se a colônia alemã de São Leopoldo (Rio Grande do Sul).

A emigração alemã, como toda a emigração europeia, se explica pelas grandes transformações sócio-político-econômicas por que passou a Europa no século XIX. Acrescente-se a isto o fato de que no Brasil do século XIX abriram-se excepcionais condições favorecendo a imigração europeia.

Foi notável a diversidade e heterogeneidade cultural dos grupos de alemães que aportaram no Brasil no século XIX. Eles vieram para povoar, preferencialmente, as colônias das Regiões Sudeste e Sul.

Cultura alemã

Os colonos alemães adaptaram-se ao Brasil sem abdicar de sua cultura. Por isso, construíram um novo espaço onde mantiveram o seu próprio estilo de vida, integrando a ele traços da cultura brasileira, porém sofrendo pressões no sentido de sua integração à vida nacional.

Imigração alemã em Boa Vista do Buricá

No ano de 1928, ocorreu à entrada dos primeiros colonizadores – Jacob Schneider e Emílio Muller, ambos de origem germânica (teuto-brasileiros). O Sr. Emílio Müller foi o primeiro colonizador que procedia a venda de terras na região, adquiridas do governo. Já o Sr. Jacob Schneider foi o primeiro a comprar terras do Sr. Emílio Müller. Iniciada a colonização, levas e levas de agricultores, da Região das “Colônias Velhas” – hoje vales do Rio Pardo e do Rio Taquari, deixaram suas terras e se aventuraram em busca de melhores condições de vida em terras ainda desconhecidas e pouco habitadas do Estado do Rio Grande do Sul. Em sua grande maioria de origem germânica, saíram de suas comunidades - como as atuais Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Roca Sales, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela e correram para adquirir lotes, pois já haviam ouvido falar que as "terras escuras" que aqui existiam eram melhores do que as "terras vermelhas" - com ocorrência de formigas - da Colônia do Grande Santa Rosa.

A população boa-vistense se constitui de 85% de teuto-brasileiros, perfazendo a maioria da população.

A Administração Municipal de Boa Vista do Buricá saúda aos imigrantes alemães pelos 197 anos da imigração. Também saudamos aos demais pioneiros de todas as etnias que forjaram a nossa Terra de Empreendedores!

Secretaria de Cultura | SECOM | Prefeitura de Boa Vista do Buricá