Educação Fiscal nas Escolas

Assessoria de Imprensa - P.M. Boa Vista do Buricá


Para promover ações que visem o exercício da cidadania, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Carla Christ realizou com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber e da Escola Estadual de Educação Básica Barão uma conversa abordando o tema Educação Fiscal.

“O conceito da educação fiscal parte do princípio de que, além de ensinar matemática, ciências, português e outras disciplinas, é dever dos governos preparar os alunos para conhecer a estrutura e o funcionamento do Estado, explicando como os tributos são arrecadados e gastos. O conhecimento é fundamental para valorizar o uso dos recursos públicos, além de preparar as novas gerações para identificar e evitar casos de sonegação fiscal, vandalismo e corrupção”, explicou Tula.

A conversa passa pelo entendimento do que são os tributos e de como eles devem ser usados para melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio de serviços públicos eficientes. “Uma sociedade consciente de seus direitos e deveres é uma sociedade com o poder de decidir seus rumos”, destacou.

A Secretária também falou a respeito da importância de efetuar as compras no município e pedir a nota fiscal. “Solicitar a nota fiscal é um direito de qualquer consumidor, e a única garantia oficial da compra de um produto ou serviço. Mas o que muita gente não sabe é que parte do imposto de uma nota fiscal é revertida ao município, que tem como obrigação transformar esse dinheiro em benefícios à população”, reforçou.

Nas próximas semanas, um concurso será realizado em todas as escolas de ensino fundamental (1º a 5º ano), onde será escolhida a Mascote da campanha que auxiliará em todas as atividades relacionadas ao tema Educação Fiscal. O vencedor do desenho e o vencedor do nome da mascote serão premiados cada um com uma bicicleta. As turmas que participarão do concurso, também serão presenteadas com uma bola de vôlei. As escolas de onde sairão o desenho e o nome da mascote vencedora receberão uma pipoqueira elétrica.

Na oportunidade também foi solicitado para que as crianças peçam em casa aos pais realizarem o cadastro no Programa Nota Fiscal Gaúcha, um programa do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação por meio do estímulo a emissão de documentos fiscais. Um programa que beneficia o Estado, município, entidades e cidadão.