Escolas e alunos são premiados por ações de Educação Fiscal

Com o tema Educação Fiscal e Cidadania, nos meses de agosto, setembro e outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber e a Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco, participaram da Gincana Movimenta RS, promovida pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal – GEFE/RS e Coordenada pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal de Boa Vista do Buricá – GMEF/BVB.

O objetivo da Gincana é promover a conscientização dos alunos e comunidade sobre a importância da Educação Fiscal e da cidadania, construindo em cada participante o espírito de cidadania e coletividade e a conscientização de cada indivíduo sobre o seu importante papel para o bom funcionamento do Estado.

Ambas as escolas precisaram desenvolver um projeto, buscando um resultado financeiro no qual a redução de custos ou incremento de receita sejam significativos, priorizando a participação de todos os alunos da Escola e estimulando, assim, o pensamento coletivo.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber teve como tema de seu projeto de Educação Fiscal “Evitar o desperdício da merenda escolar”, onde foi criada uma ficha-controle (vale-lanche), realizando um levantamento no início de cada turno de quantos alunos iriam consumir a merenda escolar. Os que optavam positivamente recebiam uma ficha e o controle era repassado às merendeiras. Esta ação gerou menos desperdício, eliminando quase que por completo a sobra de alimentos. Os alunos tem melhor noção da aceitabilidade de alguns alimentos, gerando assim uma economia financeira, que foi investida na revitalização da Escola através da pintura da faixada bem como alguns reparos internos.

A Escola Estadual Barão do Rio Branco teve como tema de seu projeto de Educação Fiscal “Super Ação: Manter para Ter”, focando principalmente na separação dos papéis inutilizáveis. Além dos papéis que os alunos, professores e funcionários separaram da lixeira convencional para posterior destino correto (reciclagem), na biblioteca da escola foram separados livros impróprios para a leitura. Juntando esse material, foram 360 kg de papel recolhido na escola e destinado para uma indústria de reciclados situada em um município vizinho. O objetivo é a manutenção do patrimônio escolar, envolvendo alunos do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, professores e a Comunidade Escolar. Durante as fases da Gincana foram desenvolvidas várias ações de conscientização, de zelo, manutenção, e não desperdício das coisas públicas.

Durante os jogos da Gincana, várias ações foram desenvolvidas, como também o cadastramento na Plataforma Nota Fiscal Gaúcha, onde fazendo as suas compras e solicitando Nota Fiscal com CPF, concorre a prêmios, entidades são beneficiadas e a certeza de que o valor do imposto que é pago  retorna para o seu Município.

Uma das atividades dos Jogos da Gincana foi a produção de uma redação com o tema Educação Fiscal e Cidadania, com o propósito de alicerçar o aluno-cidadão quanto ao conhecimento de seus direitos e deveres. Os professores tem papel fundamental na construção e na disseminação contínua do tema da cidadania. Como forma de incentivo, o GMEF criou um regulamento de premiação para os alunos participantes deste jogo, com 1º e 2º lugares, bem como criou premiação para as Escolas participantes.

Após avaliação das redações, constatou-se que a aluna Bruna Weber, do 8º ano da E. E. E. Básica Barão do Rio Branco ficou em 1º lugar com o tema “Educação Fiscal: A importância de uma sociedade consciente”; e o 2º lugar foi para a aluna Emilli Alana Fristch Ludvig, da 9ª B, da E. M. de E. Fundamental Caminhos do Saber. E do Ensino Médio, a aluna contemplada com um prêmio foi Julia Vanessa Kunrath, com o tema “Educação Fiscal na Escola”, do 3º B da E. E. E. Básica Barão do Rio Branco.

A Escola Campeã da Gincana foi a E. E. E. Básica Barão do Rio Branco, e o 2º lugar com a E.M.E. F. Caminhos do Saber, ambas foram premiadas, como forma de incentivo de participação nos jogos. O GMEF agradece o empenho das Escolas, professores, alunos, diretores e Coordenadores na participação da Gincana Movimenta RS.