Prevenção: a melhor forma de se combater a Dengue

SAÚDE


Dengue | Comunicado da Secretaria da Saúde
Prezados!
Em vista do aumento de nº de casos de dengue em munícipios próximo a região, bem como confirmação de casos de Chikungunya no município de São Nicolau, gostaríamos de reforçar a importância de as equipes se mostrarem sensíveis também ao diagnóstico, notificação e investigação desses agravos em tempo oportuno, em nossa região.
Sendo a definição de caso suspeito para Febre Chikungunya: paciente com febre de início súbito maior que 38,5ºC e artralgia OU artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente OU tendo visitado áreas endêmicas OU epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas OU que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado. Faz-se importante nesse momento, conhecer as áreas com casos no Estado e histórico de viagem do caso suspeito para assim iniciar sua investigação, e realizar demais ações necessárias. Sendo também, imprescindível manter uma boa comunicação entre as vigilâncias, para que assim que houver a suspeição de um caso seja comunicada a Vigilância Ambiental, para tomada de ações de controle vetorial no mesmo dia, sempre que possível.
Reforçamos que as medidas de prevenção e controle devem ser realizadas em tempo oportuno, para que as ações de bloqueio vetorial sejam também efetivas.
Vale salientar que as equipes dos ACS juntamente com Atenção Básica, contribuem para identificar, acompanhar e monitorar os casos suspeitos.
Lembramos ainda que o exame preferencial para a Febre Chikungunya é o PCR em tempo real, devendo ser coletado até o 8º dia de início de sintomas, sendo a pesquisa de anticorpos IgM para Dengue (ELISA IgM / MAC-ELISA IgM) o exame preferencial para o diagnóstico de Dengue, realizada em amostras coletadas do 7º ao 30º dia de início dos sintomas.
Para isso, segue em anexo nota informativa vigente sobre a Febre Chikungunya e nota informativa com orientações de coleta e envio de amostras, com maiores informações e esclarecimentos.
As medidas de prevenção e controle são as mesmas adotadas para a dengue e devem ser também realizadas oportunamente.
Acompanhem os casos na região através do painel de arboviroses no link: https://vigilancia-ambiental14crs.github.io/painel.../
Favor divulguem e repassem a seus pares.
Contamos com a colaboração de todos e ficamos à disposição para dúvidas e matriciamento de casos se necessário.
Atenciosamente
Equipe Vigilância Epidemiológica
Equipe Vigilância Ambiental
Equipe Atenção Básica
A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor, eliminando águas paradas que possam se tornar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Confira algumas dicas:
• Manter os quintais limpos, jogar fora o que não é utilizado e eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
• Retirar água dos pratos de plantas;
• Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
• Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
• Instalar telas de proteção em janelas e portas, afastando o mosquito de ambientes internos;
Boa Vista do Buricá contra a Dengue!
Denuncie focos do Mosquito pelo fone 3538-1270!
Secretaria da Saúde
Prefeitura de Boa Vista do Buricá
SECOM