REUNIÃO FOI REALIZADA EM LINHA ALMEIDA

Para socializar informações e levar até a comunidade os trabalhos realizados em todos os segmentos, com foco principalmente na área da agricultura, a SMAMA juntamente com a Administração Municipal realizou na tarde de terça-feira, dia 31 de julho, a 4ª reunião no interior do município de Boa Vista do Buricá. Desta vez, na comunidade de Linha Almeida.

Inicialmente, o Prefeito em Exercício Elégio Brisch destacou para os presentes onde estão sendo aplicados os recursos públicos no ano de 2018, frisando principalmente os investimentos em melhorias nas vias públicas tanto na área urbana como na rural, bem como investimentos para aquisição de novos equipamentos que visam sempre uma melhor qualidade de vida para todos.

Elégio também falou sobre o trabalho diferenciado de encascalhamento de estradas que vem sendo realizado no interior do município, sendo que até o momento mais de 80 km de vias rurais já foram encascalhadas, sendo 18 km só na comunidade de Linha Almeida, trabalho este que proporciona melhores condições de tráfego para todos.

Logo em seguida, o Diretor da Secretaria de Saúde Geovani Kunz apresentou números bastante relevantes dos atendimentos realizados na saúde pública do município, “atualmente são realizadas cerca de 1.500 consultas médicas por mês e cerca de 200 consultas odontológicas/mês. Cerca de 800 pessoas são transportadas com veículos da saúde para atendimentos em outros municípios, incluindo a Capital Porto Alegre”, completou.

Geovani também enfatizou sobre as ações inovadoras que estão sendo realizadas em âmbito municipal, como o mutirão de cirurgias eletivas e o mutirão de exames laboratoriais. Com um investimento superior a R$ 96 mil reais foi possível desafogar demandas reprimidas através da autorização de 66 procedimentos cirúrgicos – com acompanhamento pré e pós-operatório, e a antecipação de 1.634 exames que atenderam a demanda de 193 pacientes.

Durante a reunião também cedeu-se um espaço para que a Diretora Rejane Griebler expusesse aos presentes a atual situação da Associação Hospitalar Boa Vista. Rejane enfatizou a importância da colaboração da comunidade que vem demonstrando um grande apoio à entidade. Falou também sobre a importância e as vantagens de associar-se ao hospital, colocando também sobre outras formas de contribuição que são através de desconto na conta de energia elétrica ou cadastro no Nota Fiscal Gaúcha.

Logo após, o Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Mário Penz apresentou informações específicas da parte rural, falando sobre os trabalhos que vendo sendo realizados na Secretaria, dando ênfase principalmente nas novas oportunidades que se darão principalmente com a abertura do frigorífico no município.

A Engenheira Agrônoma Eloiza Lasta informou sobre mudanças na legislação, falando também para a comunidade sobre um programa que está sendo desenvolvido no município visando a utilização da água disponível nas propriedades através da proteção de fontes drenadas. Eloiza também explicou sobre o Programa Fundiário de Terras Devolutas que visa identificar as áreas do município pertencentes ao Governo do Estado e que estão sendo ocupados pelos produtores com a finalidade de regularizá-las.

Ao final do evento, foi oportunizado um momento para a comunidade tirar suas dúvidas e trazer suas reivindicações.
Ficou acordado que em breve será feita a substituição da ponte de madeira nas imediações da sociedade por uma nova estrutura onde serão utilizados tubos de concreto, ação que trará mais segurança e que irá garantir a integridade da ponte mesmo em ocasiões de muita chuva.