LIDERANÇAS DE SANTA CATARINA PALESTRARAM EM BOA VISTA DO BURICÁ

Assessoria de Imprensa

Dentro da programação dos 55 anos de emancipação politico administrativa de Boa Vista do Buricá, a Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Escritório da EMATER/RS-Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizou na tarde de terça-feira, dia 04 de dezembro, importantes palestras no Ginásio do Bairro Palmeiras, com o objetivo de oportunizar novos conhecimentos aos produtores e empresários do ramo do agronegócio do município.

O primeiro tema: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE LEITE NO SUL DO BRASIL foi abordado de forma muito ampla pelo Secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina Airton Spies, formado Engenheiro Agrônomo e Administrador.

Segundo Spies, a perspectiva é de que o sul do País, entre o sudoesto do Paraná, oeste/meio oeste de Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul, seja a “meca” na produção de leite, passando de 38 para 50% da produção brasileira até 2025. Ainda na visão do Secretário, para se tornar mais competitivo, o setor lácteo precisa produzir leite à base de pasto, de alta qualidade e a baixo custo em pequenas propriedades rurais, sendo as cadeias produtivas bem organizadas e eficientes, respeitando sempre o meio ambiente e o bem-estar animal.

Segundo ele, o dever de casa na produção leiteira deve ser: Aumentar o teor de sólidos, usando como exemplo a Nova Zelândia; Reduzir CBT e CCS; melhorar refrigeração do leite e sanear brucelose, tuberculose e febre aftosa sem vacinação; aumentar a escala de produção com segmentação, alimentação e genética; organização setorial: rotas de coleta, parcerias entre produtores e infraestrutura.

Spies tem grande ligação com a comunidade boa-vistense e amplo conhecimento na área leiteira, sendo inclusive Coordenador Geral da Aliança Láctea Sul Brasileira.
Posteriormente, dando seguimento, o Engenheiro Agrônomo da Embrapa de Santa Catarina Evandro Carlos Barros falou sobre Manejo e Uso dos Dejetos de suínos, enfatizando principalmente sobre o uso eficaz dos dejetos, abordando novas tecnologias.

Barros, na sua palestra enfatizou os seguintes temas: qual a composição dos dejetos de animais, o que realmente causa poluição, rotas de tratamento, como usar dejetos sem causar problemas ambientais, quanto vale o dejeto suíno e qual o tempo de armanezamento do dejeto.
Ao final das palestras, os palestrantes foram presenteados com um mimo do município, sendo os participantes convidados a desfrutar os alimentos produzidos pelas agroindústrias locais.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente agradece aos produtores e trabalhadores do ramo do agronegócio que participaram destas importantes palestrantes.