BOA VISTA DO BURICÁ ADERE AO PROJETO PISA

Assessoria de Imprensa

Produtores interessados em participar do Projeto devem realizar inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente até o dia 13 de fevereiro.

Na tarde de terça-feira, dia 29 de janeiro de 2019, foi realizada uma reunião com as lideranças do município de Boa Vista do Buricá para mobilização do projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários – PISA.

O projeto PISA é uma iniciativa do Programa Juntos Para Competir, composto pela FARSUL, SENAR e SEBRAE, e atenderá 160 produtores nos municípios de Cândido Godoi, Doutor Maurício Cardoso, Santo Cristo, Alecrim e Boa Vista do Buricá.

Este projeto tem como objetivo principal a produção sustentável de leite a baixo custo, através de ferramentas como o planejamento forrageiro e o manejo adequado de pastagens nas alturas ideais de entrada e saída dos animais, visando a maior ingestão por hora de pastejo efetivo, e a melhor qualidade da forragem ofertada, preservando área foliar para o rebrote mais rápido, e ainda, preservando a cobertura e incrementando a matéria orgânica do solo. Dessa forma, é reduzida a necessidade de complementação no cocho com silagem e ração, reduzindo assim o custo por litro de leite produzido na propriedade, tornando-a menos sensível às variações do preço do leite pago ao produtor.

Além disso, serão implementadas ferramentas de gestão, através de cursos e consultorias na propriedade, para que o produtor se aproprie dos números reais de sua propriedade e possa tomar decisões baseadas em fatos, dados e indicadores, ao invés de suposições.

O projeto tem início neste ano de 2019 e terá duração de 4 anos, findando em dezembro de 2022. Cabe ressaltar que em todos os municípios atendidos há o apoio indispensável e imprescindível das Prefeituras Municipais, que auxiliam na seleção, inscrição, e mobilização dos produtores, viabilizando as ações do projeto.

Os produtores de Boa Vista do Buricá que tiverem interesse em participar do Projeto, devem realizar a sua inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente até o dia 13 de fevereiro de 2019.