Depósito irregular de resíduos

Prezados cidadãos boavistenses. Viemos por meio deste fazer um apelo a todos.

Atualmente, o município de Boa Vista do Buricá possui, em sua área de abrangência, uma pedreira inativa, a qual encontra-se em frase de recuperação ambiental. O projeto envolve o depósito de restos vegetais (podas) e o espalhamento de camadas de terra sobre este material. O objetivo é constituir um terreno propício para receber o plantio de mudas de árvores nativas e a futura formação de uma pequena floresta, e desta forma recompor ambientalmente esta área.

No entanto, constatamos que algumas pessoas estão depositando de maneira irregular diversos tipos de resíduos nesse local. Isso é não apenas prejudicial ao ambiente, mas também é ilegal, sujeito a penalidades ambientais e multas. O que deveria ser um espaço de regeneração ambiental está sendo transformado, erroneamente, em um depósito irregular de resíduos.

Queremos destacar que a Prefeitura Municipal já oferece alternativas responsáveis e adequadas para a disposição de resíduos em nosso município. Temos serviços de recolhimento de resíduos domésticos secos e orgânicos no perímetro urbano, bem como um ponto de coleta (junto ao parque de máquinas) para móveis usados, eletrônicos, espumas e óleo de cozinha usado, onde os cidadãos podem descartar esses materiais de forma apropriada e ecologicamente responsável. Também ressaltamos que as indústrias têm a obrigação de destinar seus resíduos industriais para empresas licenciadas e contratadas para essa atividade.

Portanto, pedimos para que não façam depósito irregular de resíduos na área de recuperação ambiental. Temos alternativas adequadas para destinar nossos resíduos, e contamos com sua colaboração para mantermos a integridade de nosso ambiente natural. Caso tenham dúvidas ou necessitem de orientação sobre como descartar corretamente seus resíduos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está à disposição para fornecer informações e assistência.

Agradecemos a atenção e cooperação de todos.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Prefeitura Municipal de Boa Vista do Buricá