PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Débora Thomaz - Assessoria de Imprensa - P.M. Boa Vista do Buricá

A Administração Municipal de Boa Vista do Buricá/RS aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA oferecido pelo Ministério da Cidadania, o qual  disponibilizou para o município o valor de R$ 100 mil reais para aquisição de alimentos e custeio dos fornecedores para o ano de 2019.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Assim, o Grupo Gestor do PAA reuniu-se no dia 02 de maio às 14h na Câmara de Vereadores com os possíveis fornecedores de alimentos, os agricultores familiares e os proprietários de agroindústrias, para explanar sobre o Programa e o que poderia ser executado no município. O município pode ter no mínimo 16 fornecedores de alimentos, onde cada um ganhará um cartão do Ministério para poder receber até R$ 6.500,00 reais ao ano nas suas vendas.

Neste dia além dos agricultores, tivemos a presença da Gestora da Assistência Social Senhora Karine Braun, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Senhor Mário Penz, Veterinário Senhor Tarciso, Virlei Huppes Presidente do Conselho do Desenvolvimento Rural, do Presidente do Sindicato Senhor Eliseu Locatelli, da Técnica e Agrônoma responsável pelo PAA a Senhora Eloiza Lasta, da coordenadora e Nutricionista do PAA Senhora Leisi Deimling.

Foram momentos de conhecimento, trocas e sugestões para executar o programa, onde os agricultores registraram as suas possíveis ofertas de produtos.

Ainda, no dia 06 de maio de 2019, na sala de reuniões da Prefeitura municipal, reuniu-se o Grupo Gestor agora com a possíveis entidades beneficiadas com as doações destes alimentos pelo PAA, sendo elas: Lar Bom Pastor, Apae e Hospital. Para os representantes dessas entidades também foi explanado a respeito do Programa para o conhecimentos e aprovação. Na oportunidade, trouxeram as suas demandas, para posterior propostas de doações.

O Grupo Gestor do PAA é formado pelo seguintes responsáveis: Karine Braun e Giuliana Costa, pela Assistência Social; Leisi Deimeling e Viviane Boff, nutricionistas, pela Secretaria de Saúde e Educação; Eloiza Lasta agrônoma pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Ângela Petter pela ASCAR/EMATER e Virlei Huppes, Presidente do Conselho do Desenvolvimento Rural.

É uma satisfação promover a inclusão produtiva em nosso município, incentivando os produtores locais e beneficiando as nossas entidades que tanto precisam da colaboração do município e sociedade.